Minha foto
Música, divulgações, diversões, meio ambiente, cultura, divagações e boas conversas. Não necessariamente nessa ordem :-)

domingo, 24 de março de 2013

Salve o Assacu!


Foto:Clóvis Castro


Hoje fizemos mais um movimento pela preservação do Assacu, árvore centenária que mora na Rua Pompeu Loureiro em frente ao número 94, em Copacabana. Há semanas um grupo de moradores da rua tenta impedir o sindico desse prédio de derrubar a árvore que está ali há mais de 120 anos! Um crime ambiental sem precedentes, uma tristeza muito profunda pra quem, como eu, passou a vida aproveitando sua sombra refrescante e observando a sua exuberância verde. Não podemos deixar que isso aconteça!!!

Pra você que chega agora entender o caso:

No dia 03 de março, a pedido do sindico do prédio de número 94 da Rua Pompeu Loureiro, a Fundação Parques e Jardins enviou a Comlurb (???) para derrubar, a golpes de motosserra, uma árvore centenária da espécie Hura Creptans – Assacu / Açacu, uma árvore amazônica, com propriedades medicinais, que pode atingir até 30 metros de altura e que vive na nossa rua muito antes de tudo ali existir! 

Essa árvore fazia parte do terreno da casa do Sr. Otto Schuback, que quando vendeu a propriedade, teve o cuidado de registrar no cartório um documento garantindo a preservação da árvore. Foi construído portanto, um edifício recuado, obedecendo o acordo com o antigo proprietário.

Vai dai que tempos depois, uma garagem marota, um "puxadinho", foi construído e invadiu o espaço do Assacu. Sabe-se lá de que maneira deu-se essa obra, porque a árvore com o tempo foi envergando (apesar de não oferecer perigo, segundo consta no laudo que temos em mãos) e as paredes da tal garagem começaram a sofrer algumas avarias. O sindico então, sem avisar ninguém, achou melhor arrancar a antiga moradora a machadadas para que ela parasse de "atrapalhar" a construção que não deveria estar ali!

Não fosse um grupo de moradores que prontamente correu para acudir a árvore e impedir seu assassinato, nossa Assacu a essa altura estaria totalmente destruída.

Aqui a árvore já mutilada




Foto: Marianna Leporace

No domingo seguinte fizemos um movimento em frente a árvore para recolhermos assinaturas pro abaixo-assinado que continua a circular tanto fisicamente quanto online.

Foto: Clóvis Castro


E hoje (domingo, 24 de março), foi mais um dia de manifestação pacifica em prol da nossa nobre causa. Aguardamos um laudo mais aprofundado que nos indique a sua real situação, o tamanho do estrago feito e o que podemos fazer e esperar daqui pra frente.

Não podemos deixar que derrubem essa árvore sem um argumento muito razoável, porque a garagem avariada não deveria estar ali, a árvore, apesar de torta, não vai cair em cima de ninguém e pra finalizar, a informação bombástica: a árvore foi tombada em 2006 pelo então prefeito César Maia!!!
Ou seja, nada justifica essa insanidade! 

Portanto é vital que sigamos recolhendo assinaturas e com as manifestações que envolvem cada vez mais pessoas interessadas na preservação do Assacu e das árvores da cidade, cada dia mais ameaçadas!

Participe você também, assinando e divulgando a nossa causa!!!

Assine aqui! 

OBS: Sou obrigada a colocar um adendo nesta publicação, pois acabei de receber esse video de meu amigo Nanau de presente que além de ilustrativo,  é muito legal! :-)
Assista aqui! 

quarta-feira, 13 de março de 2013

Bem-vindo :-)
Esse é meu novo espaço de divulgação e bate-papo.

Vamos tomar um café e conversar? Então puxe uma cadeira!

Translate